CBF mantém árbitro identificado com rival em jogo do Inter
Na próxima quarta-feira, 11 de setembro de 2024, o árbitro Gustavo Ervino Bauermann será responsável por comandar a partida entre Internacional e Fortaleza. O catarinense será o juiz da partida no Beira-Rio, marcando sua terceira atuação em jogos do Colorado nesta temporada. Entretanto, a escolha de Gustavo gerou certa polêmica entre os torcedores gaúcho que questionam a imparcialidade do árbitro.
Bauermann já teve dois encontros anteriores com o Inter em 2024. No primeiro, em 7 de julho, ele apitou o retorno do Inter ao Beira-Rio após as enchentes de maio, em um jogo contra o Vasco, que terminou com uma derrota de 2 a 1 para os cariocas. Em sua segunda atuação, na 6ª rodada do Brasileirão em 14 de agosto, ele dirigiu a vitória do Inter por 2 a 1 sobre o Juventude, encerrando uma série de 12 jogos sem vitórias para o Colorado.
Até empatar? Entenda o caso São Paulo x Grêmio
Recentemente, o árbitro se envolveu em uma polêmica após uma notícia divulgada pelo site VDG. Foi alegado que Bauermann seria sócio do rival grêmio. A controvérsia surgiu após uma partida entre Grêmio e São Paulo onde aplicou 13 minutos de acréscimos no segundo tempo, o que, para alguns são paulinos, seria uma forma de tentar ajudar o Grêmio a somar um ponto na luta contra a queda, além de ter expulsado um jogador do tricolor paulista. Rumores de que o juíz era sócio e torcedor do grêmio acabaram sendo sendo espalhados nas redes sociais.
Apesar das respostas contrárias, o árbitro admitiu que seu pai é torcedor do Grêmio: “Nunca fui sócio. Quando morava em Porto Alegre (RS), tinha uma carteirinha pra acessar os estádios, ainda na época do Olímpico. Meu pai é torcedor do Grêmio e quando me visitava íamos aos jogos. Então, consequentemente, meu CPF ficou lá, meu número de telefone. Eles pegaram isso e lançaram pra mídia, no facebook, no twitter, em grupos de WhatsApp, até a Globo de São Paulo me ligou. Estou o dia inteiro respondendo mensagens”, disse.
Fale com meu advogado
Gustavo emitiu um comunicado através de seus advogados negando as alegações e reafirmando a imparcialidade de sua atuação.
“Gustavo Ervino Bauermann, por meio de seus procuradores extrajudiciais e judiciais, repudia veementemente as informações infundadas circuladas nas redes sociais sobre sua suposta associação com o Grêmio Foot-Ball Porto Alegrense”, dizia o comunicado divulgado nas redes sociais.
A escolha do árbitro para o confronto entre os rivais colorados e tricolores tem sido vista como um conflito de interesses, capaz de prejudicar a lisura da partida. Torcedores do Internacional, em especial, têm manifestado sua indignação nas redes sociais e em comunicados oficiais do clube, exigindo a troca do árbitro.
A CBF, por sua vez, se defendeu alegando que o árbitro em questão possui a qualificação técnica necessária para a partida e que não há provas de que sua torcida pelo Grêmio possa influenciar sua atuação. A entidade ressaltou ainda que todos os árbitros passam por avaliações rigorosas e que a escolha é feita com base em critérios técnicos e logísticos.
Em meio notícias sobre fraudes no mundo do futebol, a polêmica em torno da arbitragem de Inter x Fortaleza coloca em evidência a delicada questão sobre a profissionalização da categoria. Resta saber se a arbitragem será um dos protagonistas do clássico e se a decisão da CBF terá consequências para o andamento da competição.
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.