Internacional: Final do Gauchão 2025 pega fogo decisão inesperada pode mudar tudo “Não vão levar”

Roger Machado, do Internacional. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Roger Machado, do Internacional. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Polêmicas na reta final do Gauchão 2025

Rival se classificou nos pênaltis. Foto: Lucas Uebel/Grêmio
Rival se classificou nos pênaltis. Foto: Lucas Uebel/Grêmio

A edição de 2025 do Campeonato Gaúcho tem sido marcada por reclamações sobre a arbitragem, principalmente após a classificação do Grêmio sobre o Juventude. O gol decisivo de Gustavo Martins gerou protestos dos adversários, aumentando a pressão sobre os árbitros antes da grande decisão.

Com a final marcada entre Internacional e Grêmio, a discussão sobre a arbitragem voltou a ganhar força. Durante as semifinais, a Federação Gaúcha de Futebol (FGF) já havia optado por equipes de VAR de fora do Rio Grande do Sul. Agora, o presidente colorado Alessandro Barcellos fez duras críticas e sugeriu que o Grêmio se classificou graças à arbitragem, o que aumentou a tensão nos bastidores.

Inter pede arbitragem de fora do estado

Foto: FGF

Diante das polêmicas, o Internacional solicitou à FGF que a arbitragem das finais seja composta por profissionais de outros estados. O pedido ainda não teve resposta oficial, mas a entidade costuma divulgar as escalas dois dias antes das partidas.

Além disso, outra mudança impactou a decisão. O primeiro Gre-Nal da final, que inicialmente estava marcado para 16h30, foi remarcado para 17h30 (horário de Brasília).

Grêmio pode ter desfalque no comando técnico

Gustavo Quinteros fez revelação sobre jogo contra o Internacional. Foto: Luiz Erbes/AGIF
Gustavo Quinteros fez revelação sobre jogo contra o Internacional. Foto: Luiz Erbes/AGIF

Enquanto os bastidores pegam fogo, o Grêmio já sabe que não contará com Gustavo Quinteros no primeiro clássico. O técnico foi expulso após um lance polêmico envolvendo Ênio, do Juventude, e cumprirá suspensão automática.

A diretoria gremista também está atenta a uma possível punição mais severa ao treinador. A expectativa é que um posicionamento oficial sobre o caso aconteça após o período de Carnaval. Para a primeira final, o auxiliar técnico deve comandar a equipe na beira do campo.