Sem espaço com Paulo Pezzolano, jogador volta a ser observado pelo antigo clube e pode deixar Porto Alegre ainda nesta janela.
Preterido no elenco do Internacional desde a chegada de Paulo Pezzolano, o lateral-direito Alan Benítez voltou a chamar atenção fora do país. Sem atuar há cerca de um mês, o paraguaio entrou no radar do Cerro Porteño, seu ex-clube, que avalia a possibilidade de um retorno já nesta janela de transferências. No Beira-Rio, o cenário é de abertura para negócio, especialmente para aliviar a folha salarial e não travar a sequência da carreira do atleta.
Contratado em 2025 por indicação de Andrés D’Alessandro, então diretor esportivo, com aval do CAPA (Centro de Análise e Prospecção de Atletas), Benítez soma 14 partidas pelo futebol brasileiro. Apesar do status de reserva, chegou a integrar convocações da seleção paraguaia e alimenta o sonho de disputar a Copa do Mundo de 2026. Para isso, precisa jogar — algo que não vem acontecendo em Porto Alegre.

Sob o comando de Pezzolano, o lateral entrou em campo apenas três vezes. A última foi no dia 18 de janeiro, diante do Ypiranga, em Erechim. Desde então, ficou no máximo no banco, como ocorreu contra o Caxias, na Serra. Com contrato válido até dezembro e salários considerados baixos em comparação a outros nomes do grupo, o Inter entende que uma liberação pode ser benéfica para todas as partes.
No Paraguai, o interesse foi tratado com cautela. Questionado sobre a possibilidade de repatriar Benítez, o técnico do Cerro Porteño, Jorge Bava, preferiu despistar e garantiu foco total no clássico contra o Olímpia, marcado para sábado (21):
— “Observamos alguns jogadores de renome. Houve alguns problemas no mercado de transferências, no processo de seleção e tudo mais. Não estamos em comunicação constante com a diretoria. Há coisas a resolver, mas não quero perder o foco no elenco para a próxima partida, que por acaso é o clássico. Depois disso, vamos avaliar tudo o que pode ser melhorado e conversaremos sobre isso com a diretoria. Temos sido muito cautelosos e, obviamente, muitos jogadores paraguaios têm as características e o perfil que poderiam nos ajudar” — afirmou.
O mercado paraguaio fecha em 12 de março. Além de Alan Benítez, o Inter também trabalha para negociar pelo menos outros dois jogadores nesta janela: o zagueiro Clayton Sampaio e o volante Richard, ambos oferecidos a clubes do Brasil e do exterior.

Veja mais noticias do Internacional
- Jogador do Inter entra no radar de time do exterior
- “Conta bilionária à vista?” Inter já faz as contas por quartetos emprestados e valores impressionam
- Inter age nos bastidores e abre negociação com joia argentina de 19 anos
- Inter vê “janela rara” no calendário e projeta retorno de peças importantes
- Inter blinda joias da base até 2030 e aposta alto no amanhã
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.

