Aumenta quadro social do clube do povo.
O Sport Club Internacional, nos últimos dias, divulgou a lista final de sócios aptos a votar para o Conselho de Gestão e a renovação de 50% do Conselho Deliberativo. Surpreendentemente, apesar do aumento significativo no quadro social, a quantidade de votantes registrou uma queda em comparação com eleições anteriores. Entenda os motivos por trás desse cenário.
O Inter, atualmente, conta com cerca de 130 mil sócios, uma marca semelhante ao período de 2019, próximo à final da Copa do Brasil. No entanto, desde então, fatores como a perda do bicampeonato, somado aos impactos da pandemia de Covid-19 em 2020, resultaram em uma redução drástica no número de associados. No final de 2020, estima-se que o clube tinha aproximadamente 100 mil associados, dos quais 65 mil estavam aptos a votar.
Aumenta quadro social do clube do povo.
Em 2023, após uma campanha na Libertadores, o Internacional conseguiu recuperar o número de sócios, atingindo 130 mil pessoas no quadro social. No entanto, apenas 58.629 têm o direito de participar do processo eleitoral. Essa redução na quantidade de votantes pode ser explicada pelas regras estabelecidas, que incluem critérios como idade acima de 16 anos, estar em dia com as contribuições até outubro de 2023 e ter mais de doze meses de contribuição.
A “linha de corte” imposta por esses critérios acaba diminuindo o número de votantes, juntamente com a redução causada pela pandemia, que afetou a capacidade financeira da população. Agora, a expectativa é que a próxima eleição, prevista para dezembro de 2026, seja a maior da história do Internacional, caso os bons números de associações sejam mantidos.
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.