À Libertadores é obrigação: Projeções do Inter para o segundo semestre de 2024

Inter sonha em voltar ao Libertadores.

Quantas coisas podem mudar em um dia? Ou em 9 meses?

O Internacional começou o ano de 2024 com grandes expectativas, com um plantel estrelado e como um dos principais favoritos em nas quatro competições em que participou. No entanto, após uma série de desafios e erros, a equipe se vê lutando para corrigir o rumo e alcançar seus objetivos.

O Inter de Roger

O técnico Roger Machado que está prestes a completar 60 dias à frente da equipe, patinou na largada, mas parece acertar o prumo após uma sequencia de jogos sem perder e 10 pontos em nos últimos 15 disputados, e a pergunta que fica para o torcedor é: A classificação para a libertadores 2025 é obrigação? Ela salvará o ano que foi marcado por desventuras?

Foto: Ricardo Duarte

É chegada a hora das 16 finais

Com uma série de jogos decisivos pela frente, o colorado está empenhado em melhorar sua performance e tentar alcançar a última meta viável de 2024. Analisando os últimos 18 anos do Campeonato Brasileiro, a média de pontos dos times que terminaram na quarta posição é de 63,5. Logo, o Colorado precisará, no mínimo, de 64 pontos para superar essa marca histórica.

Foto: Ricardo Duarte / Divulgação/Internacional

A tarefa se torna ainda mais complicada ao observar o desempenho do Flamengo, atual quarto colocado. Com 44 pontos em 24 jogos, o Rubro-Negro possui 61% de aproveitamento e, caso mantenha essa média, chegará aos 69 pontos ao final da competição.

Para superar o Flamengo, o Inter precisaria somar 38 pontos nos 16 jogos restantes, alcançando a marca de 70 pontos. Essa pontuação seria próxima ao recorde histórico do clube no Brasileirão, obtido em 2022, quando o Colorado foi vice-campeão com 73 pontos.

Copas podem abrir portas para o Inter

Foto: Ricardo Duarte / Divulgação/Internacional

Apesar dos desafios, as competições de mata-mata podem ajudar o Inter na busca pela vaga direta. Flamengo, Fortaleza e Botafogo estão envolvidos em competições continentais. Se os campeões dessas competições estiverem entre os seis primeiros colocados do Brasileirão, a classificação para a Libertadores pode ser ampliada para nove equipes.

Nesse cenário, o foco do Inter se voltaria para o São Paulo, que atualmente ocupa a sexta posição. Para ultrapassar o Tricolor, o Colorado precisaria somar 30 pontos nos 16 jogos restantes.