Colorado e seu novo presidente ?
O Sport Club Internacional está prestes a definir o seu futuro, à medida que as eleições para a presidência se aproximam. O Conselho Deliberativo do clube realizará o primeiro turno da votação nesta terça-feira, 7 de novembro. Os candidatos que buscam a presidência para o triênio 2024/2026 são Alessandro Barcellos, da situação, e Roberto Melo, oposicionista e ex-vice de futebol do clube. A votação ocorrerá no Estádio Beira-Rio e terá um período de 19h a 21h.
Colorado define o “chefão” do clube
Para que um candidato seja eleito no primeiro turno, é necessário obter mais de 85% dos votos dos 338 conselheiros do clube. Caso essa porcentagem não seja atingida, a decisão final ficará a cargo dos associados, que terão a oportunidade de votar no pleito programado para o dia 9 de dezembro.
A eleição para a presidência do Internacional é, na realidade, uma eleição para o Conselho de Gestão do clube. Cada chapa é composta por quatro vice-presidentes. O processo eleitoral é dividido em duas etapas, com o primeiro turno envolvendo a votação dos conselheiros e o segundo turno permitindo que os sócios exerçam seu direito ao voto. No entanto, para que o associado tenha direito a voto no segundo turno, nenhum dos candidatos pode receber mais de 85% dos votos no primeiro turno.
As duas chapas inscritas para a eleição são as seguintes:
1ª inscrição:
- Presidente: Alessandro Pires Barcellos;
- 1º vice-Presidente: Dalton Schimitt Junior;
- 2º vice-Presidente: Ivandro Rodrigo Morbach;
- 3º vice-Presidente: Victor Grunberg;
- 4º vice-Presidente: Miguel de Sampaio Dagnino.
2ª inscrição:
- Presidente: Roberto Lúcio Oliveira de Melo;
- 1º vice-Presidente: Léo Moura Centeno Júnior;
- 2º vice-Presidente: Luciana Paulo Gomes;
- 3º vice-Presidente: Mauri Luiz da Silva;
- 4º vice-Presidente: Guinther Spode.
O primeiro turno da eleição para presidente do Internacional será realizado nesta terça-feira, 7 de novembro, com votação entre as 19h e 21h, envolvendo apenas os conselheiros do clube. Caso um dos candidatos alcance mais de 85% dos votos, ele será eleito. Caso contrário, o segundo turno ocorrerá em 9 de dezembro, das 8h às 17h, com votação virtual e presencial no Gigantinho.
Para o segundo turno, os sócios elegíveis devem cumprir os seguintes critérios:
- Ter nascido até 9 de dezembro de 2007 (completado 16 anos até a data da eleição).
- Estar inscrito no quadro social até 31 de dezembro de 2022.
- Estar com suas obrigações sociais em dia até 31 de outubro deste ano.
- A relação dos associados aptos será divulgada pelo Internacional até 1º de dezembro.
Além da eleição para a presidência, os sócios também terão a oportunidade de votar para renovar 150 cadeiras do Conselho Deliberativo, um processo que envolve as seguintes etapas:
- As chapas devem realizar suas inscrições até as 18h de 9 de novembro.
- Cada chapa deve apresentar uma lista com 165 nomes, incluindo 150 candidatos e 15 suplentes.
- O mandato das novas cadeiras terá validade de seis anos.
Desde 2019, o Internacional implementou uma cláusula de barreira flutuante no Conselho Deliberativo, variando de acordo com o número de votantes. Essa cláusula define o percentual necessário para que uma chapa tenha representatividade no Conselho, de acordo com o número de votantes na eleição. Com a implementação dessa cláusula, o Internacional busca tornar o processo eleitoral mais democrático e inclusivo.
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.