Comunicado da Conmebol : Jogos da Dupla Grenal Adiados nas competições 2024 devido às Condições Climáticas

Conmebol divulgou um comunicado sobre jogos da dupla Grenal.

A Direção de Competições e Operações da CONMEBOL emitiu um comunicado oficial anunciando a postergação dos aguardados confrontos entre os representantes gaúchos na CONMEBOL Libertadores e CONMEBOL Sul-Americana.

A decisão afeta diretamente os jogos entre Grêmio (BRA) e Estudiantes (ARG) pela CONMEBOL Libertadores 2024, além do embate entre Internacional (BRA) e Delfín (ECU) pela CONMEBOL Sul-Americana 2024.

Calamidade no estado

Foto: Bruno FLores / RBS

O motivo por trás dessa medida drástica é o decreto de Estado de Emergência pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul, emitido em 2 de maio, em resposta às intensas chuvas que têm assolado a região. Porto Alegre, epicentro dessas adversidades climáticas, tem enfrentado sérios transtornos, com áreas alagadas e uma situação crítica que afetou não apenas a população, mas também a infraestrutura da cidade.

Conmebol

Os números são alarmantes: até o momento, foram registradas 90 fatalidades e mais de 950 mil pessoas estão sem energia elétrica, fruto das inundações que varrem todo o Estado. O Aeroporto Internacional Salgado Filho, importante ponto de conexão, encontra-se submerso, com suas operações suspensas por tempo indeterminado. Além disso, as principais vias de acesso e saída da capital gaúcha estão comprometidas, inviabilizando o deslocamento tanto dos torcedores quanto das equipes.

Conmebol emite comunicado

Diante desse cenário de crise, a a Federação tomou a decisão de adiar os confrontos envolvendo os times da Dupla Grenal. O embate entre Grêmio e Estudiantes, inicialmente marcado para o próximo dia 15 de maio, assim como o confronto entre Internacional e Delfín, previsto para o dia 16 de maio, serão remarcados para uma data posterior, a ser informada em breve.

A entidade máxima do futebol sul-americano expressou sua solidariedade com o povo gaúcho, reiterando seu apoio diante das dificuldades enfrentadas. Mais do que uma questão esportiva, é momento de união e empatia para superar os desafios impostos pela natureza.