Conmebol denuncia Internacional por incidentes no Beira-Rio em jogo da Libertadores

Internacional

Enquete: Roger Machado deve continuar no comando do Inter?
960 Votos · 967 Respostas
VoteResults

Internacional é denunciado pela Conmebol por uso de papéis picados e outros incidentes contra o Flamengo na Libertadores; punição será definida.

O Internacional entrou na mira da Conmebol após os acontecimentos no duelo contra o Flamengo, válido pela volta das oitavas de final da Libertadores, no Beira-Rio. A entidade máxima do futebol sul-americano denunciou o clube gaúcho por diferentes incidentes, com destaque para a chuva de papéis picados que atrasou o andamento da partida.

Internacional
Foto: Ricardo Duarte/Divulgação,

O caso foi citado no artigo 24 do Regulamento de Segurança, que trata especificamente do uso de papel picado. A regra determina que o material deve ser lançado apenas de forma manual, sendo proibido o uso de máquinas de arremesso o que ocorreu no estádio colorado no último dia 20.

Além desse episódio, o Inter foi enquadrado em outros três artigos. O 11.2 m do Código Disciplinar responsabiliza o clube por ter causado atraso no início do jogo. Já o 12.2 c diz respeito ao uso de sinalizadores, fogos de artifício ou outros artefatos pirotécnicos. Houve também a citação do artigo 4.2.13 do Manual de Clubes da Conmebol, que exige infraestrutura mínima de hospitalidade para patrocinadores a partir das oitavas de final.

Agora, o caso será analisado pelo Tribunal Disciplinar da Conmebol, responsável por definir as possíveis punições. Em situações semelhantes, clubes já foram multados financeiramente e, em casos mais graves, sofreram até restrições de mando de campo.

Para o Internacional, a denúncia chega em um momento delicado, já que o clube vive sob intensa cobrança dentro e fora de campo. No ambiente das arquibancadas, o uso de papel picado é visto como parte da cultura de festa, mas para a Conmebol trata-se de uma infração às normas de segurança.

A decisão final ainda não tem prazo para ser divulgada, mas deve sair antes da próxima fase da competição. Enquanto isso, o Inter aguarda para saber se o episódio renderá apenas advertência ou uma punição mais pesada.

Veja mais noticias do Internacional