Regulamento do Gauchão 2024 : Troca de Goleiro por Lesão e os Desafios do Internacional após Lesão de Ivan

Foto: Ricardo Duarte

Gauchão 2024 saiba as regras sobre troca de golerio.

O Internacional iniciou sua jornada no Gauchão 2024 com uma vitória, mas enfrentou uma notícia desanimadora no intervalo da partida contra o Avenida. O goleiro Ivan, que fazia sua estreia pelo clube, precisou ser substituído devido a uma lesão, posteriormente confirmada como uma ruptura no ligamento cruzado do joelho direito. Com Rochet já fora devido a lesão e Keiller disponível para negociação, o jovem Anthoni foi lançado para a posição, levantando questionamentos sobre como o clube lidará com essa situação ao longo do Gauchão.

Foto: Ricardo Duarte

O incidente evoca memórias de um problema semelhante vivido pelo próprio Internacional sete anos atrás. Naquela ocasião, o clube inscreveu apenas três goleiros no Gauchão: Danilo Fernandes, Marcelo Lomba e Keiller. Todos eles se lesionaram na reta final do campeonato, obrigando Danilo Fernandes a atuar lesionado na decisão contra o Novo Hamburgo.

Gauchão 2024 e suas mudanças

Foto: Ricardo Duarte

Na época, não havia previsão de troca na lista de inscritos devido a lesão, o que levou a Federação Gaúcha de Futebol a modificar o regulamento a partir de 2018.

De acordo com o artigo 24 do regulamento do Gauchão, que trata do prazo final para a inscrição de atletas, a seguinte regra foi estabelecida: “evidenciada lesão impeditiva de continuidade de participação no campeonato, comprovada pelo respectivo atestado médico, em um ou mais goleiros, o clube poderá realizar a sua substituição, em qualquer fase da competição, sem necessitar observar o prazo limite para eventual nova contratação prevista.”

Foto: Ricardo Duarte

O regulamento estabelece um máximo de 50 jogadores inscritos por cada clube no Gauchão 2024, visando evitar problemas semelhantes aos enfrentados pelo Internacional em 2017. Diante da lesão grave de Ivan, o técnico Eduardo Coudet poderá recorrer a goleiros da base, mas a direção do clube certamente precisará buscar uma reposição à altura para a posição. O desafio agora é equilibrar a competição e a necessidade de reforços diante das adversidades enfrentadas no setor de goleiros.