Gre-Nal 441marcado por polêmicas: dirigentes dos clubes envolvidos em denúncias do TJD-RS

Gre-Nal 441 ainda segue vivo nos bastidores.

Procuradoria do TJD-RS apresentou denúncias baseadas nos episódios do último Gre-Nal

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio Grande do Sul (TJD-RS) ofereceu denúncias relacionadas aos incidentes ocorridos no último clássico Gre-Nal, que culminou na vitória do Internacional por 3×2 de virada, no Estádio Beira-Rio, pelo Campeonato Gaúcho. Os clubes Inter e Grêmio, bem como seus dirigentes, estão entre os denunciados e enfrentarão julgamento nesta terça-feira, a partir das 16h.

Gre-Nal 441 Possíveis punições

As denúncias apresentadas podem acarretar diferentes punições para os envolvidos, desde multas financeiras até perda de mando de campo, conforme estabelecido pelas normas desportivas.

Gre-Nal 441
Gre-Nal 441
  • Multas e perda de mando de campo: As multas podem variar de R$ 100 a R$ 100 mil. Além disso, a perda de mando de campo pode ser aplicada em casos de desordem ou lançamento de objetos de elevada gravidade ou que prejudiquem o andamento do evento desportivo.

Situação dos clubes e dirigentes

Gre-Nal 441
  • Internacional: O clube foi enquadrado no artigo 213 por não tomar providências capazes de prevenir e reprimir desordens em sua praça de desporto, devido às confusões envolvendo o arremesso de cadeiras, mesmo que originadas da torcida adversária.

Gre-Nal 441
  • Grêmio: Também enquadrado no artigo 213, o clube foi denunciado por não tomar providências para prevenir e reprimir desordens, em virtude dos incidentes com cadeiras ocorridos durante o clássico.
  • Dirigentes: O presidente colorado Alessandro Barcellos, o diretor esportivo colorado Magrão e o vice
  • presidente de futebol gremista Antônio Brum foram denunciados, respectivamente, por reclamação contra a arbitragem em partida contra o Novo Hamburgo e pela invasão da beirada de campo ao final do Gre-Nal. Eles estão enquadrados no artigo 258 do Código Brasileiro de Justiça Desportiva, podendo ser punidos com suspensão de 15 a 180 dias.

Desdobramentos e Recursos

Dependendo do resultado do julgamento, o Grêmio poderá cumprir eventual pena de perda de mando de campo já na partida contra o Brasil de Pelotas pelas quartas de final do Gauchão. Todas as decisões proferidas podem ser passíveis de recurso por parte dos clubes e dirigentes envolvidos.