Mundial de Clubes com nova fórmula
A próxima temporada trará uma novidade significativa no calendário do futebol internacional: o Mundial de Clubes da Fifa será disputado por 32 equipes, pela primeira vez, em um formato ampliado. A competição será realizada nos Estados Unidos, no meio do ano, aumentando as chances de clubes sul-americanos de participarem.
Novo ranking da Conmebol e suas implicações
Diante dessa mudança, a Conmebol criou dois rankings continentais para definir os classificados sul-americanos. O primeiro leva em consideração o desempenho histórico das equipes em torneios continentais. O segundo, e mais recente, considera apenas o desempenho dos clubes nos últimos quatro anos, para garantir uma análise mais atualizada.
Critérios de classificação e limite por país
Os dois melhores colocados no ranking recente, além dos quatro campeões das competições continentais, serão classificados para o Mundial de Clubes. Entretanto, existe um limite: somente duas equipes de cada país podem participar. Isso significa que se dois clubes brasileiros já estiverem garantidos pelo título da Libertadores, nenhum outro clube do Brasil poderá se classificar via ranking.
Posição do Internacional nos rankings da Conmebol
No ranking que avalia os últimos quatro anos, o Internacional aparece na 11ª posição, com 52 pontos conquistados entre 2021 e 2024. A partir de 2025, os pontos serão zerados para iniciar uma nova contagem. No ranking histórico, utilizado para definir os cabeças de chave das competições continentais, o Colorado também ocupa a 11ª colocação. Este ranking será atualizado ao final do ano, com possíveis mudanças na colocação do time.
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.