Técnico do Equador defende Valencia e aponta Internacional como motivo na queda de rendimento

Enquete: Roger Machado deve continuar no comando do Inter?
1105 Votos · 1112 Respostas
VoteResults

Técnico do Equador defende Enner Valencia, atacante do Internacional, e aponta o clube como fator para queda de rendimento do artilheiro histórico.

O Equador já carimbou seu passaporte para a Copa do Mundo de 2026, mas uma preocupação ronda a seleção: a seca de gols de Enner Valencia, maior artilheiro da história do país. O centroavante do Internacional completa quase cinco meses sem marcar, vivendo seu maior jejum desde 2019.

Internacional
Foto: Divulgação, La Tri

Valencia não balança as redes desde 6 de abril, quando anotou contra o Cruzeiro no Beira-Rio. De lá para cá, foram 20 partidas sem gol, incluindo o empate diante do Peru, que assegurou matematicamente a vaga da Tri no Mundial.

A queda de rendimento preocupa, mas o técnico Sebastián Beccacece saiu em defesa do camisa 13. Para ele, a responsabilidade não pode ser colocada apenas no atacante. “Eu responsabilizo a equipe, não coloco a responsabilidade de algo tão importante em um só centroavante. A realidade é que a equipe precisa resolver a definição e a solidez”, afirmou o treinador.

Os números confirmam a fase delicada. Com nove gols em 35 jogos somando Internacional e seleção, Valencia apresenta média de 0,25 por partida mesma estatística de 2019, quando ainda defendia o Tigres, no México. Naquele ano, chegou a ficar 19 jogos seguidos sem marcar, entre Copa América e compromissos pelo clube.

Mesmo em baixa no Beira-Rio, onde perdeu espaço e hoje atua como reserva, Valencia segue prestigiado na seleção. Aos 35 anos, soma 46 gols em 98 partidas pela Tri, marca que o coloca como ídolo absoluto do futebol equatoriano. Ele tem tudo para disputar sua terceira Copa do Mundo, após participações em 2014 e 2022.

O Equador, atual segundo colocado nas Eliminatórias com 25 pontos, encara o Paraguai nesta quinta-feira, em Assunção, e fecha sua campanha diante da líder Argentina, na próxima terça-feira, em Guayaquil. Para Valencia, será mais uma chance de encerrar o incômodo jejum e retomar a confiança antes da principal competição do planeta.

Inter de Enner Valencia contra o Flamengo. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF
Inter de Enner Valencia contra o Flamengo. Foto: Jorge Rodrigues/AGIF

Veja mais noticias do Internacional