Zé Ricardo em um reencontro de Melancolia
Zé Ricardo “Ex-técnico colorado enfrenta seu antigo clube com desafios semelhantes”
Após quatro anos, um reencontro peculiar acontecerá no futebol brasileiro. No próximo domingo, Eduardo Coudet, atual técnico do Internacional, estará frente a frente com Zé Ricardo, o técnico do Cruzeiro, em um confronto que desperta memórias de melancolia no Beira-Rio.
Em 2019, o Internacional vivia um momento de desânimo e tristeza. A perda da Copa do Brasil para o Athletico-PR havia abalado o ânimo da equipe, e a saída de Odair Hellmann era iminente. Nesse cenário, Zé Ricardo assumiu o comando do time colorado a apenas 11 jogos do fim do Brasileirão, uma tarefa desafiadora de remotivar a equipe em busca de uma vaga direta na Libertadores.
Embora os resultados não tenham sido brilhantes, eles não foram tão ruins quanto a memória poderia sugerir. Foram quatro vitórias (contra Bahia, Fluminense, Botafogo e Atlético-MG), três empates e quatro derrotas, incluindo uma derrota por 2 a 0 no Gre-Nal. Ao final da temporada, o Internacional terminou na sétima colocação na tabela.
Leonardo Oliveira, colunista de GZH, observa: “A passagem de Zé Ricardo pelo Inter foi a primeira que vi de um técnico que tinha data para começar e para terminar o trabalho. Ele topou apenas pela amizade com Rodrigo Caetano, que o havia guindado de técnico do sub-20 a técnico do profissional no Flamengo. Era como dívida de gratidão.”
Naquele momento, a contratação de Coudet já estava encaminhada, com Zé Ricardo elogiando a escolha: “Estamos falando de um grande treinador, que está fazendo um trabalho muito consistente no Racing. Se a chegada dele se confirmar, não só estarei torcendo para que as coisas deem certo, como pelo grupo de jogadores que conheci aqui. Meu compromisso é me doar 110% para o Inter, e isto estou fazendo.”
Desde então, Zé Ricardo passou por diferentes experiências no futebol, incluindo o mundo árabe, o Vasco e o Shimizu S-Pulse. Em setembro, ele foi contratado pelo Cruzeiro com a missão de evitar o rebaixamento do clube no Brasileirão.
Até o momento, o Cruzeiro tem lutado para escapar do Z-4, mas a chegada de Zé Ricardo trouxe alguma esperança. Henrique Fernandes, comentarista do SporTV, observa que o time melhorou em sua competitividade defensiva, mas ainda precisa aprimorar o ataque.
O Cruzeiro tem o pior ataque do Brasileirão, com apenas 28 gols. No entanto, nas oito partidas com Zé Ricardo, o desempenho ofensivo melhorou um pouco, com oito gols em quatro jogos.
A partida entre Internacional e Cruzeiro será a quinta vez que Zé Ricardo enfrentará o Internacional, com duas vitórias e dois empates em confrontos anteriores. O reencontro entre Coudet e Zé Ricardo promete ser um momento de conversa e reflexão sobre desafios semelhantes enfrentados por ambos, apesar de estarem em lados opostos no domingo.
Veja mais notícias do Internacional, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Sport Clube Internacional.