CBF informa Inter e resolve mudar tudo de última hora no Brasileirão 2024 ” Fazem o que querem”

Foto: Lance !

A história do futebol brasileiro marcará um novo capítulo neste domingo (28), quando pela primeira vez uma equipe de arbitragem 100% feminina comandará uma partida do Campeonato Brasileiro. O anúncio foi feito pela Comissão de Arbitragem da CBF (Confederação Brasileira de Futebol) na última sexta-feira (26), gerando grande expectativa e comemoração em todo o país.

CBF informa Inter e resolve mudar

CBF informa
Edina Alves Batista Foto: Cesar Greco/Palmeiras.

O palco desse momento histórico será o estádio Beira Rio, em Porto Alegre, onde Internacional e Atlético-GO se enfrentarão às 20h (horário de Brasília). A equipe de arbitragem será composta por 10 mulheres, lideradas pela árbitra central Edina Alves Batista, que é da FIFA e representa São Paulo.

Neuza Inês Back Foto: Marlon Costa/Pernambuco Press

Neuza Inês Back e Fabrini Bevilaqua Costa, ambas da FIFA e de São Paulo, atuarão como assistentes, enquanto Thayslane de Melo Costa, também da FIFA e de Sergipe, será a quarta árbitra do jogo. Além disso, Simone Xavier de Paula e Silva, do Rio de Janeiro, foi escalada como assessora.

Fabrini Bevilaqua Costa Foto: Divulgação Internet

No sistema de árbitro de vídeo (VAR), Daiane Muniz, FIFA de São Paulo, assumirá o comando como árbitra de vídeo, acompanhada por Amanda Pinto Matias, de São Paulo, como primeira assistente, e Charly Wendy Straub Deretti, FIFA de Santa Catarina, como segunda assistente. Regildenia de Holanda Moura, do Rio de Janeiro, e Nayara Pereira dos Santos, também do Rio de Janeiro, completam a equipe como observadora do VAR e quality manager, respectivamente.

A escalação dessa equipe inédita representa um marco na história do futebol brasileiro e reflete o compromisso da CBF em promover a igualdade de gênero e valorizar o talento das mulheres no esporte. Regildenia Moura, a primeira mulher a integrar a Comissão de Arbitragem da CBF, expressou seu orgulho e satisfação com o momento histórico, destacando o apoio e incentivo recebidos pela arbitragem feminina.

Edina Alves Batista, renomada árbitra e recordista em Copas do Mundo, ressaltou a importância da escalação dessa equipe em um campeonato de elite como o Brasileirão. Para ela, essa oportunidade representa não apenas a evolução do esporte, mas também a quebra de barreiras e a valorização das mulheres no futebol, inspirando futuras gerações a perseguirem seus sonhos no esporte mais popular do Brasil.