Baldasso “defende” Renato após Bahia 1×0 no Grêmio “Estou genuinamente preocupado.”

Reprodução/YouTube e Lucas Uebel/Grêmio

Baldasso supreendeu todos colorados ao defender o treinador do Grêmio e mostra preocupação com o Inter.

Baldasso “defende” Renato

Baldasso
Foto: Jornal Zero Hora

Em um comentário sincero nas redes sociais, o jornalista colorado Fabiano Baldasso optou por não criticar o Grêmio e o técnico Renato Portaluppi após a derrota tricolor por 1×0 para o Bahia, na Arena Fonte Nova, pelo Brasileirão. Em vez disso, ele demonstrou preocupação e concordou com parte das observações feitas pelo treinador gremista.

Foto: Reprodução Canal do Baldasso

“É preocupante a falta de qualidade da arbitragem no futebol brasileiro”, afirmou Baldasso. “Não é apenas uma queixa de quem perdeu o jogo. Eu poderia estar fazendo piadas sobre o Renato e não estou. Estou genuinamente preocupado. Uma partida de futebol envolve milhões, e o mínimo que esperamos é uma arbitragem de qualidade. Mesmo com o VAR, o nível continua alarmante. O VAR pode intervir em pênaltis e expulsões, mas há muitas outras situações que podem prejudicar uma equipe em campo. São faltas invertidas, cartões amarelos não dados, e isso tem sido um verdadeiro caos”, destacou.

Foto: Reprodução

Baldasso também expressou sua decepção com a falta de evolução na profissionalização dos árbitros. “Eu não vejo nenhum árbitro fazendo diferente disso. Até os mais renomados, como o Daronco. O que ele fez no Gre-Nal foi absurdo. O que queremos? Desisti de defender a profissionalização dos árbitros, porque ninguém está agindo nessa direção. E quanto à qualidade? Não tínhamos profissionalização na época do Simon, do Gaciba. Tínhamos cerca de dez árbitros diferenciados, e hoje não temos mais ninguém”, lamentou.

A indignação de Renato após Bahia 1×0 Grêmio

Foto: Reprodução TV Grêmio

A irritação de Renato Portaluppi começou com a expulsão de Diego Costa, que já havia sido substituído, recebendo o cartão vermelho no final do segundo tempo diretamente do banco. Segundo o treinador, a informação sobre um suposto xingamento foi relatada por Jailson Macedo Freitas, Presidente da Comissão de Arbitragem da Federação Baiana, que estava próximo aos bancos. Na súmula, a CBF designou Jailson como “delegado local” do confronto.

Agif/Folhapress

“Eu tirei o time para evitar mais expulsões. Jailson Macedo de Freitas é o diretor de arbitragem da Federação Baiana. Ele não deveria estar próximo ao 4º árbitro. Ele disse que viu Diego Costa dizer alguma coisa, mas ele não disse nada. Quer que eu deixe meus jogadores ali para serem expulsos? No primeiro tempo, quase machucaram o Soteldo e ele deixou o jogo seguir. No segundo tempo foi o Cristaldo”, desabafou Renato após o jogo.